quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Trocar celular de mão pode melhorar qualidade do sinal

Qual sua reação se alguém lhe dissesse que a sua operadora não é a principal responsável pela má qualidade do sinal que o seu smartphone recebe? Troque o celular de mão e pronto!

Smartphone
Smartphone Ver imagem »


Quase todas as pessoas têm a mesma reação, criticar a operadora de telefonia móvel sempre que não consegue realizar uma chamada, ou quando a conexão com a internet fica tão lenta a ponto de não ser capaz de conseguir navegar na web, ou simplesmente responder uma mensagem de um contato em um aplicativo de bate-papo.

No entanto, o problema nem sempre pode estar relacionado a empresa que fornece os serviços de telefonia, e acredite se quiser, a mão do usuário pode ser a principal causa da instabilidade do sinal, já que um estudo apontou que essa pode ser uma das causas das falhas com conexões de voz e de dados que afetam os smartphones.

De acordo com o cientista responsável pelo estudo, o Dr. Gert Pedersen, da Universidade Aalborg, da Dinamarca, o fato não tem nada a ver com uma das mãos ser capaz de ampliar a recepção do sinal pelo celular, e sim pela questão do posicionamento da mão ao segurar o aparelho, já que na maioria das vezes ela fica em cima da área onde está localizada a antena interna do dispositivo, o que pode agravar as conexões.

“Os fabricantes não deveriam colocar as antenas em regiões sensíveis, onde normalmente ficam nossas mãos”, disse Pedersen à BBC News. “Mas fazem isso para otimizar o espaço (no interior do aparelho). Pelo mesmo motivo, não usam o melhor modelo de antena possível”, completou o cientista.

Para chegar a essa conclusão, foram analisados 26 modelos diferentes de aparelhos celulares durante o estudo. Os dispositivos tiveram seu nível de sinal analisado de duas formas, em um boneco de testes que simula o uso do aparelho e em um suporte para utilizá-lo sem as mãos.

Homem falando celular
Ligação telefônica Ver imagem »

Os dados analisados apontaram que as conexões de voz são as mais afetadas de acordo com a mão utilizada para segurar o celular, onde em casos extremos, o nível do sinal ficou cem vezes mais fraco. Durante os testes, as conexões de dados também foram afetadas, e em alguns casos ficou cinco vezes mais lenta que o normal, na hora de realizar um download.

As análises mostraram, por exemplo, que o Galaxy S7 Edge, da Samsung, o P9, da Huawei, e o Lumia 650, da Microsoft, funcionam melhor na mão esquerda, enquanto o iPhone 6S Plus, da Apple, o G5, da LG, e o HTC 10 têm melhor desempenho na mão direita.

Dessa forma, segundo o especialista responsável pelo estudo, a melhor prática a ser feita, quando possível, é utilizar o aparelho celular sem as mãos na hora de realizar uma chamada de voz, deixando-o em cima de uma mesa ou no bolso, utilizando o viva voz ou os fones de ouvido.

E lembre-se, antes de reclamar da sua operadora porque o sinal não está bom, e você não consegue realizar aquela ligação importante ou se conectar à internet, troque o seu smartphone de mão e veja se isso ajuda resolver o seu problema.


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



Um comentário :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!