sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Internet muito mais rápida, até 5 Gbps na sua casa ou empresa

Graças a um novo padrão Ethernet aprovado pela NBASE-T, velocidades de conexão de até 5 Gbps poderão ser alcançadas utilizando os mesmos cabos de rede comuns atualmente.

Logotipo internet alta velocidade
Internet de alta velocidade Ver imagem »


Muitas pessoas podem até estar satisfeitas com a sua conexão com a internet atingindo velocidades de 8, 15 ou 30 Mbps em suas residências, o que pode ser considerado de ótimo à excelente aqui no Brasil. No entanto, o padrão Ethernet responsável por esse tipo de conexão só é capaz de atingir velocidades de até 1 Gbps, o que apesar de ser impressionante, já está se tornando um gargalo para grandes corporações.

A novidade, é que a aliança NBASE-T, responsável pelo desenvolvimento das tecnologias Ethernet, anunciou a aprovação de um novo padrão através do IEEE, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, que permitirá conexões com a internet com velocidades de até 5 Gbps utilizando cabos de redes convencionais, do tipo Cat 5 e Cat 6.

De acordo com as informações divulgadas, o padrão em questão foi nomeado como IEEE 802.3bz-2016, 2.5G/5GBASE-T ou simplesmente 2,5 e 5 Gigabit. Essa tecnologia será capaz de oferecer conexões de até 2,5 Gbps utilizando cabeamento Cat 5e, e velocidades de até 5 Gbps com cabeamento Cat 6. Velocidades de conexão de até 10 Gbps ainda poderão ser alcançadas utilizando esse novo padrão, porém em redes com cabos Cat 6a ou Cat 7.

Enquanto redes do tipo Cat 6a e Cat 7 estão crescendo em popularidade e são cada vez mais utilizadas, principalmente em empresas, a grande maioria das casas, escritórios e instituições ainda utilizam Cat 5e e Cat 6, e atualizar o cabeamento seria de fato muito caro, caso um novo padrão exigisse tal alteração.

Diagrama padrão Ethernet
Diagrama do padrão Ethernet Ver imagem »

Apesar de ser um sonho de consumo, uma conexão de 1 Gbps com fio ainda é bastante adequada para um único usuário de PC, é claro, mas ao longo dos últimos anos, com a explosão de alta velocidade Wi-Fi, o padrão Gigabit Ethernet se tornou um fator limitante diante das velocidades oferecidas pelos roteadores. Por exemplo, a velocidade de conexão mais alta obtida pela especificação 802.11ac atinge os impressionantes 6,5 Gbps, e os roteadores mais comuns dentro do padrão 802.11ac, utilizado por consumidores domésticos, alcança facilmente transmissões de dados entre 1,3 e 1,6 Gbps.

O fato do IEEE ter atentado a desenvolver um novo padrão Ethernet que fosse capaz de utilizar a grande maioria das redes que já se conectam utilizando as especificações do modelo Gigabit, com certeza aumentará a velocidade com que essa tecnologia irá se difundir no mercado, já que não haverá necessidade de grandes adequações para a sua implementação nas redes já existentes.

A expectativa é que equipamentos voltados à internet de 2,5 e 5 Gbps cheguem rápido ao mercado, no entanto, a princípio voltado para o setor coorporativo. Uma questão que, por outro lado, pode deixar os usuários domésticos animados, é que ao se consolidar uma nova tecnologia, a tendência é que as versões anteriores fiquem mais baratas, ou seja, nesse caso poderemos ter em breve, conexões mais velozes com preços mais em conta.

Via Ars Technica.


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



Um comentário :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!