quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Hackers usam Carrefour para aplicar golpe no WhatsApp

Com suposta promoção do Carrefour, onde usuários ganhariam vale compras no supermercado, hackers já acumulam mais de oito milhões de vítimas no WhatsApp.

Golpe promoção Carrefour
Golpe em promoção do Carrefour Ver imagem »


Mais uma vez os criminosos se aproveitam da ingenuidade das pessoas na ilusão de ganhar uma graninha rápida na internet. Dessa vez, resolveram utilizar a marca da rede de supermercados Carrefour para espalhar uma suposta promoção através do WhatsApp, onde o internauta participa de uma pesquisa, preenche um formulário e, supostamente receberia um vale compras no valor de R$ 500,00.

De acordo com os especialistas da PSafe, empresa especializada em Segurança da Informação, o usuário é convidado a participar da promoção clicando em um link recebido junto com uma mensagem no WhatsApp, o qual o redireciona para uma página maliciosa que supostamente seria do Carrefour.

Nessa etapa, a pessoa é convidada a responder algumas perguntas sobre o seu relacionamento com a rede de supermercados, e deve fornecer informações a respeito se já é ou não cliente do Carrefour, qual a frequência de compras realizadas nos estabelecimentos, se já recebeu algum cupom de desconto ou vale compras, entre outras. Após finalizar esse quis, é solicitado ao usuário o compartilhamento da mensagem com mais 10 amigos do WhatsApp, e efetuar um cadastro para ganhar o bônus de R$ 500,00. Pronto! O golpe foi aplicado.

A principal função dessas páginas falsas é roubar os dados do internauta e instalar programas espiões no smartphone, com intenção de obter mais informações pessoais da vítima e se apoderar de dados de contas bancárias ou cartões de crédito, que podem ser utilizados para compras online ou cadastro do celular em serviço de mensagens e download de conteúdo multimídia.

A PSafe ainda afirma que por se tratar de um procedimento fácil de ser colocado em prática, e não exigir um conhecimento técnico muito avançado dos hackers, esse tipo de golpe tende a crescer cada vez mais, uma vez que os usuários também colaboram tornando esse tipo de conteúdo viral, e que neste caso utilizando a marca Carrefour, mais de oito milhões de brasileiros já foram lesados.





Fique esperto, mantenha o sistema operacional do seu celular sempre atualizado, e de preferência instale um bom antivírus para garantir a segurança das suas informações no smartphone. Caso tenha dúvida em relação a alguma notícia divulgada nas redes sociais, procure os canais oficiais de relacionamento com o cliente da empresa anunciante em questão e tire suas dúvidas, antes que caia em algum golpe mirabolante na internet.

Via PSafe.


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



Um comentário :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!