segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Google lança versão final do Android 7.0 Nougat

O Google anunciou nesta segunda-feira, 22, o lançamento oficial da nova versão do seu sistema operacional, o Android Nougat, que começa a ser distribuído para os smartphones Nexus.

Android Nougat
Android Nougat Ver imagem »


Como já é de costume da empresa, e já havia sido divulgado na última semana, os aparelhos da linha Nexus e os tablets Pixel C serão os primeiros dispositivos a receberem a atualização para a nova versão do sistema operacional do Google, o Android 7.0.

Confira a lista de aparelhos que receberão atualização para o Android Nougat nos próximos dias:

  • Nexus 6;
  • Nexus 5X;
  • Nexus 6P;
  • Nexus 9;
  • Nexus Player;
  • Pixel C;
  • Android On;

De acordo com a desenvolvedora, o pacote de atualização para o Android 7.0 será disponibilizado de forma gradativa nas próximas semanas, ou seja, nem todos os usuários terão possibilidade de fazer o update do sistema imediatamente.

Para quem não utiliza um Nexus, a boa notícia é que o Google já repassou o código da nova versão do Android para os fabricantes de smartphones e tablets, que por sua vez garantiram trabalhar o mais rápido possível para disponibilizar uma atualização do sistema operacional para os seus respectivos aparelhos nos próximos meses.

Vale apena lembrar que o primeiro smartphone a chegar ao mercado rodando o novo Android 7.0 será o LG V20, aparelho top de linha que deverá ser anunciado no dia 6 de setembro, e que promete acirrar a disputa com o Moto Z, Galaxy Note 7 e a próxima versão do iPhone.

Algumas novidades do Android 7.0 Nougat

O principal objetivo do Google ao desenvolver o Android Nougat, foi melhorar o desempenho do sistema operacional e aprimorar a experiência do usuário durante a interação com a interface do Android.

Pensando nesses fatores, o Nougat traz a API Vulkan, que é voltada para aplicações 3D e promete melhorar o desempenho gráfico do sistema, principalmente em jogos. Seguindo essa parte gráfica, o novo Android apresenta emoticons maiores, mais bem desenhados e com maior definição de contorno, e traz o recurso Smart Replay, que facilita e diminui o tempo gasto para responder mensagens.

Instalação de Apps

Sim! Algo que deixa os usuários do Android um tanto quanto frustrados, é esperar vários e vários minutos até que um aplicativo seja instalado no sistema operacional.

No entanto, o Google afirma que o Android Nougat é capaz de realizar esse tipo de tarefa 75% mais rápido que as versões anteriores. Em testes do Android Policy, a instalação do App do Facebook, caiu de 3min e 26s para apenas 32s. Animador, não?

Outra novidade em relação a instalações realizadas no Android 7.0, é que as atualizações do sistema ocorrerão em segundo plano, dispensando a necessidade do usuário ativá-las de forma manual.

Mais organização

Um dos pontos fortes da nova versão do Android, está no seu poder de organização. Uma nova funcionalidade foi adicionada ao sistema, que permite ao usuário definir um tempo limite para que aplicativos inativos por um determinado tempo sejam encerrados de forma automática, poupando recursos de processamento, memória, e o principal, bateria.

Em relação as notificações de aplicativos, no Android Nougat é possível agrupar as informações dos Apps, para deixar mais fácil a verificação do que há de novo, e tornar a central de notificações mais simples, mantendo um visual mais limpo.

Também será possível controlar o nível de importância de uma notificação, o que permite priorizar as informações de um determinado aplicativo, como por exemplo, escolher quais aparecerão primeiro na tela. O novo recurso ainda permite desativar notificações sem a necessidade de acessar as configurações do sistema.

Facilidade de uso

O Android Nougat será capaz de executar mais de um aplicativo de forma nativa na tela do smartphone, ou seja, o usuário será capaz de assistir um vídeo no NetFlix e responder mensagens no Facebook sem trocar de tela.

Outra função interessante que poderá facilitar a experiência de interação com a interface do Nougat, é a possibilidade de uma troca rápida entre duas telas de aplicativos diferentes. Ao clicar duas vezes no botão de tarefas, o Android alterna para o aplicativo que estava sendo exibido anteriormente. Com certeza essa função vai ajudar na cópia de textos.

Segurança e privacidade

Essa é uma novidade que deve agradar a todos os usuários do Android 7.0. Segundo o Google, o Nougat é a versão mais segura do seu sistema operacional mobile, desenvolvido com uma camada extra de criptografia capaz de proteger os dados do sistema e do cliente.

Outra melhoria, fica na capacidade do Chrome e da Play Store identificarem possíveis ameaças durante o download de algum aplicativo no serviço, ou a navegação na web, com uma proteção extra de alerta contra sites e aplicações maliciosas.

Realidade virtual

O novo Android Nougat trará o maior suporte nativo para o recurso de realidade virtual presente nos smartphones. Haverá uma lista de aplicativos que utilizam a API compatível com o sistema operacional a fim de tornar possível a transformação do seu smartphone em um dispositivo VR.

Agora é só esperar que os fabricantes de smartphones lancem suas versões do Android Nougat e disponibilizem para que os aparelhos compatíveis com o novo sistema operacional do Google possam receber a atualização para a versão 7.0.

Via Android.


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



2 comentários :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia eu queria saber se o lenovo vibe c2 terá a nova versão do Android 7.1?

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!