quinta-feira, 23 de junho de 2016

‘Saiba quem visitou o seu perfil’ - Cuidado com o golpe!

Após fazerem várias vítimas anunciando um falso serviço que permite aos usuários verificarem quem visitou seu perfil no Facebook, criminosos focam agora no WhatsApp.

Logotipo WhatsApp Facebook
Logotipo do WhatsApp e Facebook Ver imagem »


Que os crimes cibernéticos são uma ameaça constante, e todos os dias fazem inúmeras vítimas na internet, não é novidade para ninguém, certo? Se você acompanha o blog, já percebeu que sempre estamos abordando esse tipo de assunto e alertando os nossos leitores sobre o perigo que os ronda o tempo todo.

Dessa vez não é nenhum golpe novo, mas sim um velho e conhecido dos curiosos de plantão. Mensagens do tipo "saiba quem visitou seu perfil no Facebook" ou "saiba quem mais vê suas fotos no Facebook" despertam a curiosidade das pessoas e fazem com que elas acabem sendo persuadidas a adquirir um suposto serviço que irá lhe permitir essas ações. Não preciso nem dizer que essa aplicação não existe e que isso nada mais é do que um golpe na internet, preciso?

Pois bem, de acordo com a Kaspersky Lab, empresa reconhecida mundialmente no ramo de Segurança da Informação, a bola da vez é o WhatsApp. A mensagem "saiba quem xeretou o seu perfil" vem circulando pela rede e se espalhando cada vez mais rápido entre os usuários, já que um dos requisitos para adquirir o serviço é compartilhar a mensagem com outros dez amigos ou publicá-la em pelo menos três grupos.

Como o golpe funciona

O golpe que está sendo conhecido como "saiba quem visitou o seu perfil" tem como objetivo direcionar sua navegação, através de um link junto com a mensagem, para alguns sites cheios de propagandas. Ao ser direcionado para uma dessas páginas, será solicitado que você faça um cadastro, preencha um formulário com seus dados, número de telefone e em alguns casos as informações do seu cartão de crédito.

Cumprindo algumas dessas etapas, como já foi dito aqui em outros artigos, você simplesmente passa os seus dados de bandeja para os criminosos, e a surpresa virá no fim do mês na sua conta de celular, cobrando por um serviço de quis, downloads ou jogos que você contratou e nem sabia, ou no seu cartão de crédito que, obviamente, foi clonado.

Em outros casos, esses sites maliciosos irão instalar aplicativos espiões no seu smartphone, que terão o mesmo objetivo de roubar os seus dados, e até mesmo causar um mau funcionamento do seu aparelho, podendo bloquear alguns dos seus aplicativos e também ficar exibindo publicidade na tela o tempo todo.

Como não cair no golpe

Para não cair nesse tipo de golpe é muito simples, contenha a sua curiosidade e não saia clicando em tudo quanto é tipo de link que aparece para você nas redes sociais ou email. Sempre que você ficar sabendo de um suposto serviço oferecido por alguma empresa, verifique antes se realmente é verdade, procure o site oficial dessa empresa, debata em grupos ou fóruns que tratem desse assunto, e confira se realmente a informação é legítima ou se não passa de outro golpe barato na internet.

Além dessas recomendações básicas, é sempre bom instalar um antivírus de confiança no seu smartphone ou computador, e contar com a proteção dessas ferramentas de segurança capazes de bloquear sites falsos ou com conteúdo malicioso que coloquem em risco a sua navegação. Então ao invés de se preocupar em saber quem visitou o seu perfil e deu uma espiadinha nas suas fotos, preocupe-se em saber como navegar com segurança na internet.

E você, já foi vítima de algum golpe online e passou por algum transtorno assim na internet? Compartilhe conosco através dos comentários.

Fica aqui a nossa dica. Até o próximo artigo!


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



Um comentário :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!