quarta-feira, 25 de maio de 2016

WhatsApp Gold? Cuidado com mais um golpe na internet

Mensagem convidando usuários a participarem de versão Gold do WhatsApp não passa de mais um golpe na internet com intuito de roubar as suas informações.

WhatsApp Gold - Golpe na internet
Cuidado com o WhatsApp Gold Ver imagem »


Se você é um internauta que não fica apenas de papo com os amigos nas redes sociais, com certeza já viu em vários sites o alerta sobre os principais golpes que circulam na internet, certo? Dessa vez, ou melhor, mais uma vez, as vítimas dos criminosos cibernéticos são os usuários do WhatsApp. O golpe do momento é uma mensagem que circula pela rede do aplicativo e convida os internautas a participarem de uma versão Gold ou Golden do mensageiro para Android. O convite promete grupos exclusivos com celebridades, vídeo chamadas com famosos, a possibilidade de apagar uma mensagem já enviada sem que ela fique disponível para o destinatário, dentre outros benefícios. Então veja a seguir como o golpe funciona e o que fazer para evitá-lo.

WhatsApp Gold - Como o golpe é aplicado

Como em todo e bom golpe na internet, para que ele seja bem-sucedido, o internauta precisará executar uma ação. Nesse caso será clicar no link que está na mensagem indicando o site para o download da nova versão do WhatsApp. Dessa forma, se você receber essa solicitação, simplesmente ignore, delete o conteúdo e pronto. Não tem com que se preocupar.

No entanto, se ficar curioso e clicar no link, você será direcionado para um site falso que irá baixar e instalar um spyware no seu smartphone, o seja, um programa espião que registrará tudo o que faz no celular, isso a fim de roubar os seus dados pessoais, informações de acesso nas redes sociais e o principal de todos, as informações do seu cartão de crédito, caso realize alguma transação online contendo esses dados.

Sendo assim, ao invés de atualizar seu WhatsApp para uma versão Gold com funções diferenciadas do aplicativo, você entrará em uma arapuca e possivelmente terá muitas complicações, e as únicas celebridades que irá ver serão, o gerente do seu banco, para resolver problemas com sua conta bancária e cartão de crédito, e um Técnico em Manutenção de Smartphone, para remover o vírus do seu celular, ou na pior das hipóteses para resetar ou reinstalar o sistema operacional do seu aparelho.

Tudo isso por ter ignorado uma regra básica para não cair em golpes na internet, citada pela grande maioria dos especialistas em segurança digital, não sair clicando em tudo que é link em redes sociais. Mas, se você já caiu na tentação, clicou no link, abriu o site e fez o download do suposto WhatsApp Gold, saiba que, em alguns casos, será possível remover o spyware sem precisar levar o aparelho em uma assistência técnica.

WhatsApp Gold - Como resolver o problema

Para resolver esse problema, será necessário iniciar o Android em modo de segurança. Como assim? Esse modo de inicialização permite que o sistema seja executado sem carregar nenhum aplicativo de terceiro, ou seja, somente os Apps nativos serão inicializados, o que permitirá remover qualquer programa que esteja apresentando problema, no nosso caso o suposto WhatsApp Gold.

Existem várias maneiras diferentes de inicializar o Android em modo de segurança, no entanto vamos citar aqui as duas mais comuns.

  1. Aperte o botão de desligar o aparelho até que o menu seja mostrado, pressione o ícone de desligar e segure por alguns segundos até que a opção ‘reiniciar em modo de segurança’ seja exibida, selecione-a em clique em ok.
  2. Em alguns smartphones da Samsung, como no Galaxy S6, o procedimento é diferente. Reinicie o aparelho de forma normal, e mantenha o botão de volume para baixo pressionado assim que a logomarca da empresa aparecer na tela, mantenha o botão apertado até que o sistema reinicie novamente.

Agora que iniciou o seu Android em modo de segurança, vá até o gerenciador de dispositivos e procure pelo aplicativo em questão, já informando que é quase nula a possibilidade do nome do App ser WhatsApp Gold. Nesses casos, os mais variados nomes são utilizados pelos criminosos, principalmente para confundir os usuários mais leigos que tentarem remover o malware. Então procure pela data em que clicou no link, veja o que consta na lista e remova do sistema. Após ter feito essa remoção, basta desligar e ligar o celular novamente. Se tudo for executado da forma correta, o problema poderá ser resolvido.

Bem! A maneira mais eficiente de evitar esse tipo de armadilha é saber como os criminosos cibernéticos agem e quais as principais técnicas que eles utilizam. Dessa forma você pode conferir 10 dicas de tecnologia para garantir a segurança na internet, e saber um pouco mais sobre as malandragens que circulam pela rede. Então conheça os 4 golpes mais usados na internet atualmente e previna-se.

E você, já foi vítima de algum golpe na internet? Divulgue essa informação para os seus amigos e conte-nos sua experiência através dos comentários.

Um abraço!


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



Um comentário :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!