sexta-feira, 6 de maio de 2016

Manutenção de notebook - Seja um profissional de sucesso

Não importa se você é um técnico experiente ou iniciante em manutenção de laptop, concentre-se em manter a qualidade do seu serviço. Lembre-se, A dedicação hoje leva ao reconhecimento amanhã!

Manutenção notebook - Reparo placa-mãe
Manutenção de notebook Ver imagem »


Assim como eu, muitas pessoas imaginam diariamente o que é necessário para ser bem-sucedido na sua vida profissional. No entanto, a grande maioria dessas pessoas não sabem como começar a sua caminhada. As vezes tentam, mas não têm um norte marcado para indicar a direção correta a ser percorrida, simplesmente seguem de forma aleatória sem um rumo e sem metas a serem conquistadas, o que dificulta drasticamente na hora de saber se teve ou não um objetivo alcançado. Portanto, defina bem onde quer chegar, faça planos para o seu crescimento profissional, trace metas de quantidade de trabalho, número de clientes fidelizados, parceria com outros técnicos, estratégias de marketing, entre outras ações que julgue necessário para atingir os seus objetivos. Essas práticas farão com que o seu trabalho como Técnico em Manutenção de Notebook seja reconhecido, quer queira você atuando por conta própria no estilo faça você mesmo, gerenciando a sua própria assistência técnica em manutenção de notebook, ou então prestando serviço para uma loja de informática ou empresa de Tecnologia da Informação.

Nos próximos parágrafos vou apresentar algumas dicas incríveis de como aprimorar seus conhecimentos em manutenção de notebook, mostrarei qual a importância de manter um alto padrão de qualidade no serviço prestado, o que isso influencia na fidelização dos clientes, e confira também, algumas formas simples de organizar o seu local de trabalho a fim de minimizar perdas materiais, aumentar a produtividade e alavancar os ganhos.

Conhecimento é a chave para um negócio bem-sucedido

Conhecimento técnico manutenção notebook Tenho certeza que essa questão não é nenhuma novidade para você. Sabemos que a grande maioria das pessoas têm esse fato como uma verdade inabalável, porém em alguns casos simplesmente ignoram por completo essa premissa e tentam resolver as coisas puramente na sorte, ou preferem ainda, dizer que seguiram a sua intuição. Agora pense comigo, imagine alguém que se diz Técnico em Manutenção de Notebook, escolhendo no ‘cara e coroa’ qual procedimento vai realizar durante um reparo de laptop. Complicado, não?

Bem! Realizar a substituição de alguns itens, como processador, HD, memória RAM, cooler, teclado e display é considerado básico para um profissional de informática. No entanto, boa parte não está capacitada a fazer troca de componentes na placa-mãe, ou seja, não são capazes de efetuar um reparo a nível eletrônico, como por exemplo um Reflow ou Reballing em um chipset de vídeo. Serviços que podem render uma boa grana com um lucro elevado. Sem contar que isso te coloca a frente de boa parte da sua concorrência.

Por quê? Simples! Pense comigo, qual das seguintes situações alavancaria os seus ganhos, dispensar algum serviço e indicar para outro profissional, ou ser indicado por outros colegas de trabalho e ainda ser citado como referência como Técnico em Manutenção de Notebook? Acho que fica fácil responder essa, certo? Pois é, se capacitar e sempre aprimorar seus conhecimentos o colocará sempre um degrau acima dos seus concorrentes. Assim como o Diaulas Moraes fez, deixando de ser um simples assistente em uma loja de informática e se tornando referência no mercado, gerenciando sua própria assistência técnica especializada em notebooks, você também será capaz se tiver a determinação necessária para se capacitar cada vez mais, a fim de alcançar o seu sucesso profissional.

Destaque-se pela qualidade

Qualidade prestação serviço manutenção notebook Creio que você também não goste de ser mal atendido em algum estabelecimento, ou então que lhe prestem qualquer serviço de valor duvidoso, não é mesmo? Pois é! Mas infelizmente, muitos profissionais de informática, principalmente os que trabalham com manutenção de notebook, deixam de lado os princípios do bom relacionamento com o cliente e a qualidade na prestação de serviço, na maioria das vezes sem se dar conta que esses são fatores essenciais para a sobrevivência no mercado.

Há tempos que se discute a necessidade de as empresas manterem o foco na qualidade do serviço prestado aos seus consumidores, e que isso é um ponto crucial para se alcançar o sucesso. Para se ter uma ideia mais clara sobre essa questão, quando um cliente tem suas expectativas superadas em relação a algum de seus serviços, ele contagia positivamente de duas a quatro pessoas do seu círculo de amizades. No entanto, se a frustração for evidente, a propaganda negativa feita por ele atinge de dez a doze pessoas, podendo se estender até vinte, dependendo do quão insatisfeito tenha ficado. Desse modo, tenho certeza que será fácil decidir qual das duas propagandas quer para sua assistência técnica.

A satisfação dos seus consumidores deve ser algo alcançado dia após dia, já que isso é o básico que deve oferecer a eles. Se procura um diferencial entre os seus concorrentes, foque na superação da expectativa, e ofereça aos seus clientes algo a mais do que ele espera de você. Para que isso seja possível, não é necessário apenas que ofereça um preço mais barato, ou que faça uma propaganda massiva em mídias de comunicação, é preciso investir fielmente na sua capacitação profissional. Afinal, quem faz a qualidade são as pessoas e não os métodos, os processos ou a tecnologia. Então, se quer ver o seu trabalho como Técnico em Manutenção de Notebook ser reconhecido, preste atenção nesses detalhes.

Aumente sua produtividade

Gerenciar tempo aumentar produtividade manutenção notebook Como você já deve ter parado para pensar, para que isso seja possível na sua rotina profissional, o gerenciamento do seu tempo deveria ser melhor controlado, não é mesmo? Mas vem agora uma questão muito importante, como sincronizar suas tarefas no decorrer do dia a fim de diminuir o tempo perdido e obter um ganho nos rendimentos pessoais e financeiro, trabalhando como Técnico em manutenção de Notebook.

Para algumas pessoas, realizar essa adequação parece impossível, pois dedicam até 16 horas do seu dia para o trabalho girando em um ciclo direto que vai de segunda a segunda, sufocando boa parte do seu tempo e o limitando para qualquer outro tipo de atividade, senão aquelas que já estão inclusas na rotina da sua assistência técnica. Porém algumas pequenas mudanças podem trazer benefícios satisfatórios a você e sua empresa.

Comece analisando a sua agenda semanal, selecione o que é de suma importância, e priorize. Veja quais as atividades que podem ser realizadas por um de seus funcionários, e delegue a ele essa função. Caso você ainda trabalhe sozinho, pense na possibilidade de contratar um assistente para lhe auxiliar com algumas tarefas, como por exemplo, recepcionar os seus clientes, responder mensagens de email ou redes sociais, realizar operações bancárias, dentre outras que irão lhe desafogar.

Imagine que você seja capaz de realizar três manutenções de notebook em um dia de serviço, trabalhando cerca de 12 horas. Agora pense comigo, você adota algumas medidas para gerenciar melhor o seu tempo, e passa a realizar os mesmos três reparos de notebook em cerca de 6 horas de atividade. Simplesmente estaria aumentando em 100% a sua produtividade, ou seja, dobrando a sua capacidade de trabalho. Nesse caso teria a opção de atender mais clientes nas mesmas 12 horas que já está acostumado a trabalhar, ou ainda fazer melhor e tirar um tempo para você mesmo, e se incluir na sua própria agenda, o que aliviaria o stress e aumentaria sua qualidade de vida.

Outra medida extremamente importante, e que vamos acompanhar no próximo tópico, é aprender a organizar melhor a sua bancada de serviço e tornar a sua oficina de manutenção de notebook, um lugar mais limpo e profissional.

Organize seu local de trabalho

Organizar local trabalho manutenção notebook Em qual ambiente é mais fácil localizar o que se precisa, em um local onde tudo fica separado por categorias, os itens são catalogados e etiquetados, ou em um lugar onde fica tudo amontoado aleatoriamente sem nenhum critério de separação? A resposta é óbvia, porém muitos profissionais escolhem viver na bagunça e manter sua oficina de manutenção de notebook completamente desarrumada, o que consequentemente o faz perder tempo e dinheiro.

Assim como já abordamos que o conhecimento, a qualidade e a gestão do tempo são muito importantes para você, a organização do seu espaço de trabalho não fica atrás. Aprenda a separar as ferramentas e instrumentos mais utilizados no seu dia-a-dia e deixe-os sempre à primeira vista, para não perder tempo procurando. Catalogue tudo que ainda poderá ser reutilizado em algum serviço e separe tudo por categorias, facilitando e muito os encontrar quando precisar de algum desses itens. Guarde somente peças e componentes que forem realmente reaproveitáveis, caso contrário venda a sucata para alguém que trabalhe com esse tipo de material ou alguma empresa de reciclagem.

Como você pôde perceber, são medidas simples e fáceis de serem tomadas, e que podem fazer uma grande diferença na sua rotina. Algumas pessoas vão achar que por serem tão simples, nem deviriam ter sido citadas nesse artigo, por outro lado, são práticas que muitos profissionais conhecem, porém não colocam como prioridade, e com o passar do tempo, se veem diante de uma situação que demandaria muito mais esforço para ser colocada em funcionamento do que se tivessem aplicado esses conceitos desde o início da sua carreira.

Fizemos aqui um compilado de algumas práticas que julgamos necessárias para que você possa gerenciar de forma mais profissional o seu investimento em manutenção de notebook. Saiba que não existe uma fórmula mágica que o levará ao sucesso imediato, mas você pode escolher um caminho mais propício a alcançar aquilo que almeja na sua vida profissional.

Agradeço muito que tenha chegado até aqui. Espero sinceramente que tenha gostado desse artigo, e que esse conteúdo tenha o ajudado de alguma forma. Curta e compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais, assine a nossa newsletter para receber as próximas postagens direto no seu email, e por favor, divida conosco a sua experiência através dos comentários.

Até a próxima!


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



3 comentários :
  1. Muito bom bom o artigo, gostei !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Fico feliz que tenha gostado. Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!