terça-feira, 17 de maio de 2016

Baidu lançará carros robôs sem motorista na China

Gigante chinesa da tecnologia pretende lançar veículos totalmente autônomos em no máximo cinco anos.

Carro robo conectado bmw baidu
BMW Vision Ver imagem »


A Baidu anunciou que está desenvolvendo uma nova tecnologia de Inteligência Artificial e que pretende utilizá-la em uma frota de carros robôs totalmente autônomos na cidade de Wuhu, na China. O projeto tem como objetivo, definir uma área de testes e inserir gradativamente, além dos carros, vans e ônibus, no sistema que testará os veículos que trafegarão pelas ruas sem a necessidade de um motorista.

O encarregado do programa, que está desenvolvendo os carros robôs da Baidu, Click Wang Jing, afirmou que nos três primeiros anos do projeto, os veículos não terão passageiros, e o objetivo da empresa nesse período é realizar o maior número de testes possíveis a fim de refinar a tecnologia para colocá-la à disposição dos habitantes nos dois anos seguintes. Segundo ele, esse tipo de condução será a forma mais segura de transportar pessoas e mercadorias no futuro, e que após cinco anos, as ruas de Wuhu serão liberadas para que os veículos autônomos dividam o trânsito com os demais carros, vans, ônibus e caminhões guiados por motoristas.

Como em toda ideia, as mais variadas opiniões surgem entre os especialistas, como os que defendem esse tipo de tecnologia alegando que carros robôs poderão aumentar e muito a segurança no trânsito, diminuir os acidentes e proporcionar uma melhor fluidez do tráfego de veículos, já que uma das suas características seria, na teoria, trafegar pelas ruas respeitando todas as leis impostas para aquela região.

Por outro lado, o grupo de contabilidade KPMG, defende, desde que as primeiras pesquisas em relação a essas tecnologias começaram a ser realizadas, que, apesar da segurança, esse modelo de veículo autônomo pode não ser uma boa ideia, e que isso agravaria o trânsito nos grandes centros urbanos, já que pessoas que não podem dirigir poderão adquirir um carro robô e utilizá-lo livremente, conforme pode ser verificado no estudo feito pelo grupo.

Apesar das controvérsias, esse projeto da Baidu causou muita empolgação na mídia global, assim como quando o Google testou seus carros autônomos por ruas e rodovias dos EUA. Segundo Jing, a empresa não quer ficar restrita apenas em uma única cidade da China, e pretende não só expandir seu projeto pelas principais metrópoles chinesas, como também em outros países.

"Estamos tentando passar a experiência e dados para o governo central para que eles possam ver os benefícios. Isso tornará mais fácil para nós levar (o projeto) para outras cidades na China e esperamos que seja um ponto de início para levar também para outros países", afirma.

Os carros robôs utilizados no projeto devem surgir da parceria da Baidu com a montadora alemã BMW. As duas empresas trabalham juntas no desenvolvimento de tecnologias para automação dos veículos da marca. Outra possibilidade seria utilizar os modelos da montadora chinesa Chery.

Para mais informações veja o artigo da BBC.


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



Um comentário :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!