sexta-feira, 22 de abril de 2016

As principais ferramentas para manutenção de notebook

Do que adianta ter talento e conhecimento no que se faz, se não tiver as ferramentas adequadas para realizar um bom trabalho.

Ferramenta diagnóstico notebook
Ferramenta de diagnóstico do notebook Ver imagem »


Creio que fica um tanto quanto complicado, um profissional desempenhar uma boa atividade sem fazer uso das ferramentas essenciais para sua função, concorda? Imagine um borracheiro sem uma chave de roda, uma cozinheira sem panelas ou um professor sem conhecimento. Complicado, não? Pois é, mesmo assim várias e várias pessoas iniciam em uma atividade, ou já estão nela há algum tempo, e simplesmente não atentam aos cuidados de se beneficiarem de ferramentas e instrumentos que possam facilitar o seu dia-a-dia, lhe proporcionar uma maior produtividade e em contrapartida, aumentar os seus ganhos. Desse modo, vamos abordar nos próximos parágrafos, quais são as principais ferramentas para manutenção de notebook, e em que elas podem melhorar o seu desempenho profissional.

Sendo assim, se você pretende se tornar, ou já é um Técnico em Manutenção de Notebook, as dicas desse artigo poderão lhe ajudar bastante. Afinal, tenho certeza que pretende se destacar profissionalmente e não apenas ser mais um no meio da multidão. Então, chega de conversa e vamos lá!

Higienização do notebook

Principais ferramentas higienização notebook Sim. Concordo que foi dito que iriamos abordar um pouco sobre as principais ferramentas em manutenção de notebook, e você deve estar se perguntando o porquê de começarmos falando sobre higienização, certo? Bem, uma das coisas que incomodam muito os profissionais da área de manutenção de laptop, é a total falta de cuidados dos clientes com os seus equipamentos. Se você já trabalha em alguma assistência técnica de informática, com certeza sabe do que estou falando, caso contrário, prepare-se para se deparar com notebooks completamente sujos. São aparelhos com manchas na carcaça e na tela, sujeira grudada em adesivos mal removidos, poeira, gordura, e uma das coisas que mais irritam, um teclado todo grudento, com migalhas de comida, unha, refrigerante e sabe-se lá mais o que. Isso apenas na parte externa, pois quando o notebook é desmontado, você ainda pode se deparar com teias de aranha e muito, mais muito pó acumulado. Desse modo, o mais adequado é fazer uma boa limpeza e deixar tudo em perfeitas condições higiênicas antes de realizar a manutenção.

Se você está pensando em cobrar um pouco a mais por esse serviço, sinto lhe dizer, mas terá sempre um concorrente seu um passo à sua frente fazendo isso apenas como cortesia para os clientes. Então, se você pensa em se destacar como Técnico em Manutenção de Notebook, pare de pensar pequeno e surpreenda positivamente aqueles que confiam no seu trabalho.

Bem, dentre os vários itens que podem ser utilizados no seu kit de ferramentas de limpeza de notebook, começaremos com a velha e boa flanela, necessária para a higienização externa do laptop. O álcool em gel é outro aliado, ótimo para retirar manchas e ajudar a remover aqueles restos de adesivo grudados na carcaça do aparelho. Outro produto que pode ser utilizado com essa função é um removedor de gordura, como os utilizados em cozinha, também muito eficiente para desemporcalhar o teclado do notebook. Para a tela, algumas pessoas utilizam o Vidrex, muito bom para remover a sujeira desse tipo de superfície.

Supondo que toda a sujeira externa tenha sido removida, você poderá dar um acabamento básico, utilizando um silicone líquido na parte fosca da carcaça do laptop e um famoso lustra móveis nas demais partes, como no teclado e na tampa frontal para dar um brilho e realçar os detalhes do aparelho. Caso prefira, você ainda pode fazer uso de uma cera em pasta similar a utilizada em automóveis, porém própria para aplicação em aparelhos eletrônicos, como notebooks, tablets e smartphones.

Já na parte interna do dispositivo, alguns produtos são muito comuns entre os Técnicos em Manutenção de Notebook, como o álcool isopropílico, utilizado para limpar placas de circuito impresso e componentes eletrônicos, por conter menos de 1% de água e evitar a oxidação. O spray limpa contato, é indicado para limpeza de slots e contatos de memória RAM, placa de vídeo e similares. Outros compostos muito importantes são o fluxo removedor de resíduos de solda, utilizado para limpeza de locais onde foi efetuada uma dessoldagem de componente, e o removedor de fluxo, que é comumente aplicado para remover o excesso de fluxo que fica na placa ou componente eletrônico após a limpeza dos restos de solda.

Para alguns técnicos mais experientes, pode não ter havido nenhuma novidade até agora. Mas, para os novatos, podem estar sendo dicas valiosas sobre quais materiais incluir no seu kit de ferramentas. Então, continue a sua leitura e confira a seguir algumas ferramentas auxiliares para manutenção de notebook.

Ferramentas de auxílio à manutenção

Kit principais ferramentas manutenção notebook Sei que essa é uma questão bem subjetiva, e uma ferramenta que alguém julga como útil para realizar uma boa manutenção de laptop, pode não ser considerada da mesma forma por outra pessoa. Porém, após verificar um check list com as principais ferramentas de manutenção de notebook utilizadas por um profissional reconhecido no mercado, e constatar como ele consegue mais de 90% de reparos bem-sucedidos na sua assistência técnica, posso compartilhar de forma segura essa informação com você.

Uma ferramenta muito indicada é a espátula, fina e resistente é considerada ideal para a desmontagem da carcaça do notebook, se manuseada de forma correta, não causa danos ao aparelho. Afinal, você não vai querer deixar o laptop do seu cliente cheio de marcas ou folgas, por utilizar uma faca de carnes ou chave de fendas. Tenha um conjunto variado de chaves Philips, fenda e allen, pois com certeza você utilizará bastante, já que os notebooks são repletos de parafusos com essas características.

Outros itens indicados para se ter no seu kit de ferramentas, são as pinças. Um modelo bem utilizado é a pinça de exploração, fina, longa e com ponta curva é ótima para manuseio de componentes eletrônicos, soltar travas e conectores, e capturar aqueles parafusos fujões que vão parar em lugares onde os dedos não alcançam. Você ainda pode complementar sua maleta de ferramentas com uma pinça a vácuo, muito indicada quando for trabalhar com chipsets. Considere também, sempre ter por perto um bom estilete, um alicate de bico e outro de corte, pois nunca se sabe quando irá precisar.

Pense na possibilidade de ter uma lupa ou microscópio USB para auxiliar o seu trabalho, já que uma placa-mãe de notebook possui componentes muito pequenos, e essas ferramentas podem ampliar de forma satisfatória uma região a ser analisada. Seguindo esse princípio da área visual do circuito impresso e componentes da placa-mãe, faça uso de pinceis, um soprador de ar frio, ou preferencialmente um aspirador de pó portátil para retirar o excesso de poeira da placa.

Dentre o vasto e seleto grupo de itens e ferramentas para manutenção de notebook, você poderá incluir alguns tipos de fitas adesivas, como durex, crepe, isolante, dupla face, reflexiva e kapton. Atente-se também para ter uma boa tesoura e contar com a eficiência de algumas colas, como Durepox e Aral dite. Você até pode estar pensando que isso mais parece uma lista de material escolar, porém são itens que uma hora ou outra poderão salvar o seu trabalho.

Se pensou que não iriamos abordar as principais ferramentas e equipamentos utilizados em serviço de retrabalho de componentes em placa-mãe, se enganou. Então confira o próximo tópico e em seguida veja alguns instrumentos de medição e ferramentas de soldagem que elevarão o seu trabalho como Técnico em Manutenção de Notebook a outro patamar.

Instrumentos de medição eletrônica

Ferramenta medição eletrônica placa-mãe - Multímetro
Ferramenta de medição eletrônica - Multímetro Ver imagem »

Com o passar do tempo e a aquisição de experiência de trabalho, uma ferramenta muito utilizada por Técnicos em Manutenção de Notebook passa a ser o olhômetro. Isso mesmo, um olho clínico faz muita diferença e ajuda a diagnosticar muitos problemas. No entanto apenas essa habilidade não é necessária para realizar uma boa atividade profissional, e com certeza você deverá aprender a fazer o uso de alguns instrumentos de medição. Afinal, você não acha que ficar parado apenas observando um notebook completamente desmontado vai fazer com que o defeito comece a piscar na sua frente, não é? Então confira a seguir alguns instrumentos que deverão estar à sua disposição na bancada de manutenção se quiser realizar o concerto de placa-mãe de notebook.

O principal e mais importante de todos, é o Multímetro, considerado o braço direito dos profissionais de eletrônica. Essa ferramenta, também chamada de Multiteste, permite diagnosticar a maioria dos problemas encontrados no circuito impresso da placa-mãe ou dos seus componentes. Fazendo o uso correto desse equipamento, você será capaz de saber se uma fonte está com a alimentação adequada, se a tensão correta está chegando ou saindo dos elementos da placa-mãe, se capacitores, diodos e transistores estão trabalhando dentro das suas especificações, dentre várias outras medidas que permitirão realmente encontrar o problema sem ficar achando ou chutando o que poderia estar errado.

Outra ferramenta importante para se ter na bancada de trabalho, é o Osciloscópio. Com ele é possível verificar com mais precisão, por exemplo, se a tensão está sendo transferida de forma correta entre os estágios da placa-mãe, pois esse instrumento de medição possibilita a análise do sinal através de um comprimento de onda, o que não é possível realizar com um Multímetro. Dessa forma, se utilizar um Multiteste para fazer a leitura de tensão de um BIOS, ele poderá mostrar que a voltagem no componente está correta, porém você não será capaz de verificar se o BIOS está se comunicando com a Multi I/O, o que poderia deixá-lo perdido, sem conseguir diagnosticar o problema da placa-mãe.

Só mais um detalhe, sempre que for trabalhar com componentes eletrônicos, procure fazer uso de uma manta ou pulseira antiestática, a fim de evitar cargas desnecessárias nos componentes, o que pode danificá-los, ou prejudicar a leitura dos instrumentos de medição.

Basicamente, o Multímetro e o Osciloscópio devem estar presentes no seu kit de ferramentas para manutenção de notebook, principalmente se o seu objetivo é conseguir uma boa taxa de reparos bem-sucedidos. Nesse caso, veja no próximo tópico, alguns itens que você também precisará utilizar para efetuar o retrabalho de componentes na placa-mãe.

Principais ferramentas para retrabalho de componentes

Ferramenta solda retrabalho componentes - Estação ar quente Se você já estudou um pouco sobre solda de componentes em circuitos eletrônicos, pôde perceber que não é nenhum bicho de sete cabeças, assim como aparenta. Sabe também que esse fator é um divisor de águas entre os aspirantes e os verdadeiros Técnicos em Manutenção de Notebook, e que realizar esse tipo de atividade o coloca em uma posição de destaque no mercado. No entanto, utilizar componentes de baixa qualidade no reparo de placa-mãe de laptop, ou não ter a sua disposição as ferramentas adequadas para o serviço, pode ser um erro fatal, já que uma máquina pode voltar regularmente à sua assistência técnica para que o procedimento seja refeito dentro da garantia oferecida ao cliente, gerando perda de tempo e dinheiro.

Como você já deve ter imaginado, uma das principais ferramentas do seu kit é o Ferro de Solda, essencial para o retrabalho da maioria dos componentes de um circuito eletrônico. É indicado o uso de um equipamento com potência entre 30 e 40 watts, e a solda branca em forma de fio, em uma proporção de 60% de estanho e 40% de chumbo fica responsável pela soldagem dos componentes. Atente-se para fazer uso de um suporte para Ferro de Solda, e tenha sempre por perto uma esponja vegetal para realizar a limpeza da ponta do instrumento.

Caso você pretenda ampliar o seu leque de atividades como Técnico em Manutenção de Notebook, e queira realizar o retrabalho de componentes BGA, será muito importante que adquira uma boa Estação de Ar Quente. Junto com ela alguns itens são necessários para essa atividade, como as microesferas de solda, um kit de Stencil para solda BGA, utilizado para fixar as esferas de solda no componente, uma malha de dessoldagem, para retirar as esferas pré-existentes no chipset, fluxo resinoso para gerar a liga ideal na solda, fita kapton para isolar termicamente os componentes próximos a área de soldagem, um sensor de temperatura, e um suporte para fixar o chipset durante o processo.

Bem! Abordamos nesse artigo as principais ferramentas para manutenção de notebook, e como você pôde perceber, citamos alguns itens de limpeza essenciais para realizar a higienização externa e interna do laptop, destacamos algumas ferramentas que poderão auxiliar a sua atividade profissional, apontamos os instrumentos de medição eletrônica, e foi mostrado o que é necessário para realizar o retrabalho de componentes na placa-mãe. Dessa forma, se você chegou até aqui, parabéns! Agora, faça um apanhado desse conteúdo e veja o que falta para completar o seu kit de ferramentas.

E você, utiliza alguma das ferramentas citadas nesse artigo? Então, partilhe conosco a sua experiência e conte-nos através dos comentários. Caso tenha gostado, curta e compartilhe esse post com os seus amigos através das redes sociais e assine a nossa newsletter para não perder as próximas postagens

Um abraço!


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



Um comentário :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!