sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Aprenda como bloquear sites impróprios no PC

Todos estamos sujeitos a ser direcionados para algum conteúdo impróprio na web, adultos, jovens ou crianças. Então veja como fazer o bloqueio de sites inadequados de forma rápida e fácil no seu computador!

Alerta proibido para menores
Atenção ao Conteúdo! Ver imagem »


Qual o principal medo dos pais que deixam seus filhos navegarem à vontade na internet? Isso mesmo, o medo de que as crianças sejam submetidas a conteúdo impróprio para menores ou que se exponham a sites de caráter malicioso, que venha instalar algum tipo de vírus no seu PC afim de beneficiar hackers com intuito de roubo de dados ou então algum pedófilo de plantão. Esse é um assunto que vem sendo discutido há tempos, porém, por mais que as autoridades tentem coibir esse tipo de comportamento, a internet está cheia de sites inadequados e conteúdos duvidosos prontos para serem exibidos na tela do seu computador sem nenhum bloqueio. Então, se você gostaria de minimizar esses riscos garantindo maior segurança e qualidade na navegação bloqueando sites indevidos, nossas dicas a seguir serão úteis a você.

Bloqueio de sites com a tecnologia Family Shield

O Family Shield é uma tecnologia, lançada em 2007 pela Open DNS, com o intuito de filtrar o conteúdo web de forma gratuita para os seus usuários. O uso dessa tecnologia é considerado fácil, pois trata-se apenas de adicionar os números de servidores DNS primário e secundário nas configurações de internet do seu computador, ou se preferir, pode também adicionar esses parâmetros direto nas configurações do seu roteador, fazendo com que o filtro se estenda para toda a rede bloqueando os sites indesejados.

Ficou confuso? Então vamos simplificar! Para quem não sabe, a sigla DNS vem do termo em inglês Domain Name System, que significa Sistema de Nome de Domínio. Basicamente, o servidor DNS é responsável por interpretar o que você digita na barra de endereço do seu navegador, identificar o IP do conteúdo digitado e direcionar você para o site em questão. Ou seja, quando você digita www.digatech.com.br o seu servidor DNS identifica o IP do nosso blog e o direciona para a página que você solicitou acesso. E um detalhe, quanto mais rápido é feito esse processo, mais rápido será o seu acesso à web.

Bem, durante o processo exemplificado acima, a tecnologia Family Shield filtra os IPs que contém conteúdo impróprios para menores ou de caráter malicioso e bloqueia o acesso ao site, exibindo a mensagem de bloqueio abaixo:

Site bloqueado pela tecnologia Family Shield
Bloqueio do Family Shield Ver imagem »

Tecnologia de bloqueio de sites no PC

Agora que você já sabe como essa tecnologia funciona e como ela é capaz de bloquear os sites, veremos como adicionar os servidores DNS primário e secundário nas configurações de rede do seu computador.

Localize o ícone de rede no canto inferior direito da tela, próximo ao relógio, clique nele com o botão direito do mouse e selecione a opção ‘Abrir Central de Rede e Compartilhamento’.

Opções ícone rede
Opções do ícone de rede Ver imagem »

No campo ‘Conexões: ’ clique no ícone ‘Ethernet’.

Central rede compartilhamento
Central de rede e compartilhamento Ver imagem »

Nessa nova janela que se abriu, Status Ethernet, clique no botão ‘Propriedades’.

Janela Status Ethernet
Janela de Status da Internet Ver imagem »

Agora, em Propriedades Ethernet, selecione a opção ‘Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)’ e clique em ‘Propriedades’.

Janela Propriedades Ethernet
Propriedades da Internet Ver imagem »

Marque a opção ‘Usar os seguintes endereços de servidor DNS’ e adicione os servidores do Family Shield a seguir:

  • Servidor DNS preferencial: 208.67.222.123
  • Servidor DNS alternativo: 208.67.220.123

Servidores DNS Family Shield
Servidores DNS do Family Shield Ver imagem »

Agora clique em ‘OK’ ou ‘Fechar’ nas janelas que estão abertas para que as novas configurações de DNS com a tecnologia Family Shield se tornem ativas no seu computador e o bloqueio de sites passe a ter efeito. Como foi dito, bem fácil, não?

Se você estiver utilizando o Windows XP, o caminho para essas configurações é: Menu Iniciar > Painel de Controle > Conexões de Rede e Internet > Conexões de Rede, clique com o botão direito do mouse em ‘Conexão local’ e clique em ‘Propriedades’. Agora é só seguir os passos descritos acima para alterar os servidores DNS.

Tecnologia de bloqueio de sites no roteador

Agora vamos ver como alterar os servidores DNS direto nas configurações do roteador e ativar o bloqueio de sites inadequados em toda a rede.

Convenhamos que existem inúmeros modelos de roteadores disponíveis no mercado, e que dificilmente as configurações que apresentaremos aqui serão iguais às do seu aparelho, mas vamos mostrar um exemplo e ensinar como fazer no seu dispositivo.

A primeira coisa a ser feita é acessar o painel de configurações do roteador, e isso é feito utilizando qualquer navegador instalado no seu PC. O método mais comum é digitando o IP do aparelho, que pode ser 192.168.1.1 ou 10.1.1.1, na barra de endereços do navegador e pressionando ‘Enter’. Se um dos dois endereços for o correto você será direcionado para a página de login do seu roteador.

Aqui, geralmente é utilizado um padrão para várias marcas e modelos, você irá usar ‘admin’ para o nome de usuário ou login e ‘admin’ também no campo de senha. Alguns painéis necessitam apenas que digite o nome de usuário, ‘admin, e deixe o campo de senha em branco.

Tela login roteador
Página de login do roteador Ver imagem »

No painel de configuração do roteador, vamos navegar até os seguintes campos: Network > DHCP Server > DHCP Service e preencher com as seguintes entradas:

  • DHCP Primary Server: 208.67.222.123
  • DHCP Secundary Server: 208.67.220.123

Tela escolha DHCP DNS Server
Alteração do DHCP DNS Server Ver imagem »

Clique em ‘Apply’ para aplicar as novas configurações e vamos para o segundo passo, navegando até Network > Broadband Settings > Internet Settings e vamos adicionar novamente os servidores DNS do Family Shield nas configurações.

  • Primary DNS Server: 208.67.222.123
  • Secundary DNS Server: 208.67.220.123

Tela escolha internet DNS Server
Alteração do Internet DNS Server Ver imagem »

Agora clique em ‘Apply’ para que as novas configurações sejam aplicadas a sua conexão com a internet e o filtro de conteúdo com bloqueio de sites impróprios seja ativado.

Como já foi dito, o painel de configuração do seu roteador poderá ser diferente, no entanto é só navegar pelas opções e procurar os campos de Primary DNS e Secundary DNS para fazer as alterações e ativar o bloqueio de sites usando a tecnologia Family Shield.

Caso você não consiga acessar o painel de controle do seu roteador usando as dicas que citamos acima, entre em contato com o administrador da sua rede doméstica ou empresarial para que sejam feitas as configurações corretas, pois em alguns casos costuma-se trocar o endereço IP e/ou nome de usuário e senha de acesso ao painel do dispositivo para garantir a segurança das informações salvas no aparelho.

Como deixamos bem claro, essa é uma tecnologia bem simples de ser utilizada que traz muitos benefícios aos seus usuários, e que compensa passar de 5 a 10 minutos na frente do PC para aplicar esse bloqueio a sua rede, evitando possíveis dores de cabeça com sites indevidos e até mesmo minimizando o risco de cair em algum golpe na internet ocasionado por alguma página falsa.

Porém, infelizmente alguns provedores de internet, principalmente os sem fio, utiliza um sistema próprio de servidor DNS, que é aplicado direto pelo provedor nas configurações do roteador e não permite que os usuários façam as alterações necessárias para aplicar a tecnologia Family Shield na sua rede. Dessa forma, mesmo que você altere as configurações direto no PC, o bloqueio de sites poderá não funcionar corretamente.

Nesses casos específicos, você poderá utilizar o bloqueador de sites ou palavras-chave presente nas configurações de segurança do seu roteador, ou então optar por fazer uso de um software que executa essa tarefa e que na maioria das vezes tem suas opções mais fáceis de serem modificadas para ativar o bloqueio de sites. Lembrando que dessa forma, a maioria dos programas gratuitos disponíveis na internet devem ser instalados em cada um dos computadores que se queira aplicar o filtro de conteúdo.

Sendo assim, podemos indicar o InterApp Control, que possui uma versão gratuita que atende bem a bloqueios de conteúdo web em computadores domésticos. Esse software permite que você restrinja o acesso à interface do aplicativo com uma senha, que também é necessária para desativar ou desinstalar o programa. É fácil de ser configurado, e você pode escolher quais as palavras-chave que serão bloqueadas, e caso um desses termos sejam exibidos em alguma página da internet, o navegador é fechado automaticamente.

Espero que as dicas apresentadas nesse artigo possam ter sido úteis a você, e que a utilização dessas tecnologias de bloqueio de sites web possam deixar a sua experiência de navegação melhor e mais segura.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre as dicas acima, ou queira alguma outra informação que o ajude a configurar o seu dispositivo, deixe um comentário que responderemos o mais rápido possível.

Assine o nosso boletim e receba todas as nossas atualizações na sua caixa de entrada de email. É rápido, fácil e assegura que você não vai perder nenhuma das próximas dicas.


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



Um comentário :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!