sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Tweets e SMS auxiliam no aprendizado em sala de aula

Agora você já pode falar para os seus pais que precisa de um smartphone novo para estudar e não só para passar o tempo com games e vídeos no YouTube.

Logotipo Twitter
Logotipo do Twitter Ver imagem »


De acordo com uma pesquisa realizada pelos professores Jeffrey H. Kuznekoff e Scott Titsworth, da Universidade de Miami-Middletown, o uso adequado do smartphone em sala de aula pode influenciar de forma positiva no aprendizado e notas dos alunos.

Mandar mensagens de textos e tweets com o conteúdo das aulas ajuda a manter o foco na matéria e auxilia na memorização do que é dado pelo professor em sala de aula, já que os alunos fazem uma espécie de debate virtual, comentando cada assunto, fazendo e respondendo perguntas. Essa análise foi feita com 145 universitários e concluiu que isso só é possível se a interação for relacionada ao tema abordado, caso contrário, o uso do celular pode ter o efeito inverso e prejudicar o aprendizado do aluno.

Não é novidade para ninguém que o uso de técnicas diferenciadas de ensino motivam as pessoas a manterem sua atenção no que estão fazendo, tanto é verdade que vemos vários relatos de 'mestres do ensino' que inovam sua didática e têm resultados acima do esperado, com uso de performances caricatas, teatrais, músicas e de algumas tecnologias como o intuito de prender a atenção do seu público e auxiliar no seu aprendizado. Já os professores que continuam com a mesma metodologia do livro e pó de giz, não obtêm os mesmos resultados.

Hoje em dia, temos um número cada vez mais crescente de eletrônicos voltados para o aprendizado infantil, são tablets, smartphones, notebooks, pianos, teclados em uma grande infinidade de funções que auxiliam desde a alfabetização dos pequenos até um contato com novo idioma. Não que isso vá substituir um professor, mas crianças que fazem uso desse tipo de tecnologia tendem a se desenvolver mais rápido.

Será que os professores e alunos aqui no Brasil estariam preparados para essa novidade em sala de aula? Em um contexto geral, qualquer pessoa tem a possibilidade de se capacitar para realizar uma determinada tarefa, sendo assim não seria tão difícil implementar tal método auxiliar no dia-a-dia dos alunos. Levando em conta os dados da pesquisa, a única dificuldade seria fazer com que a classe se mantivesse "antenada" no grupo de discursão relacionado a cada tema e realmente mantivesse o intuito de aprender.

Saiba mais »

Então fica a dica do DiGa Tech, se você for utilizar o seu smartphone em sala de aula que seja em prol de aprimorar o seu aprendizado e contribuir com o desenvolvimento da disciplina.

Se gostou deste artigo, clique no botão curtir abaixo e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.


Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



Um comentário :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!