quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Uso de smartphones aumenta falta de educação dos brasileiros

Interação cada vez mais virtual nas redes sociais através do uso de smartphones faz com que pessoas ignorem pessoas.

Smartphone conectado internet
Smartphone Ver imagem »


Já parou para pensar nisso? Ainda não? Mas com certeza já foi ignorado por alguém no meio de uma conversa e substituído por um bate-papo online e verificação de notificações em redes sociais, certo? O Google Brasil divulgou uma pesquisa que mostra o quão mal-educado o brasileiro está se tornando devido a essa atenção excessiva ao smartphone.

O programa Micro Momentos do Google tem o objetivo de estudar e entender o comportamento do novo modelo de consumidor existente no mercado. Esse estudo foi realizado entre os meses de junho e agosto deste ano e contou com a participação de mais de 1.200 pessoas, com idades entre 14 e 54 anos inseridas nas classes econômicas A, B e C, revelando que 69% dos entrevistados têm o hábito de manusear o smartphone durante uma conversa.

Essa pesquisa também mostrou que o uso de conexão com a internet em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, aumentou cerca de 102% no último ano. De acordo com o Google, de 2010 para cá houve um aumento de quase 10 vezes no número de brasileiros que utilizam internet no celular. 93 milhões de usuários em 2015 contra 10 milhões há 5 anos.

Um dos motivos desse enorme aumento é a quantidade de vídeos postados e assistidos pelos brasileiros no YouTube, o que torna o Brasil um dos maiores recordistas em número de acessos à plataforma, justificando o crescimento de 72% nas buscas pelo termo “Como fazer um YouTube”.

Já que essa situação parece se tornar irreversível e cada vez mais a interação entre as pessoas ficará restrita ao mundo virtual, cabe a todos uma adaptação a esse novo conceito de ‘sociedade móvel’, tanto que a cidade chinesa de Chongqing implantou no ano passado, em suas calçadas, vias exclusivas para pedestres que costumam andar e usar o smartphone ao mesmo tempo. Isso afim de evitar acidentes durante as caminhadas.

Mas será que esse tipo de comportamento é considerado normal? Essa falta de interação física entre as pessoas acaba refletindo na educação e no comportamento dos indivíduos, já que chegamos ao ponto de ter vias exclusivas para aqueles que se quer focam sua atenção para o que está acontecendo ao seu redor, simplesmente se fecham a tela do smartphone isolando-se do mundo real e cada vez mais sentindo que não há necessidade de contato com outro ser-humano.

E para quem acha que esse tipo de comportamento acarreta apenas no agravamento da falta de educação das pessoas, está enganado. Os movimentos repetitivos exercidos pelos usuários de smartphones podem causar sérios danos as mãos. Assim como nos anos 90 eram comuns os problemas de tendinite causados pela digitação excessiva de SMS, hoje em dia são registrados cada vez mais pessoas sofrendo de WhatsAppinite.

Se você está lendo este artigo no seu celular e a bateria está quase descarregando, não se desespere, o mundo não vai acabar se você não ficar online por algum tempo. Mas antes que isso aconteça, curta e compartilhe essa postagem com seus amigos e assine o nosso blog para receber mais novidades sobre games e tecnologia.

Para mais informações sobre este assunto, clique aqui.




Grupo de Apoio
Porta dos Fundos



Imprimir ou salvar este artigo como PDF



Shopping



Um comentário :
  1. Olá internauta!

    Antes que eu me esqueça, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que complemente este conteúdo, por favor, compartilhe conosco através de um comentário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blog DiGa Tech. Ao se manifestar através desta plataforma, você alega estar em conformidade com a nossa política de comentários. Caso fique em dúvida, leia as perguntas frequentes e saiba o que consideramos inapropriado ou ilegal. Viu algum comentário que viola os nossos termos gerais de uso? Então denuncie!